Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Tintas Renner apresentam:

OFICINAS MURAIS DO SUL

COMO POTENCIALIZAR A ARTE URBANA NOS RS

Nos meses de novembro e dezembro, o projeto Murais do Sul vai percorrer mais de 4.000 km pelo Rio Grande do Sul, realizando 9 workshops voltados ao fortalecimento e à valorização da arte urbana no estado.

A iniciativa busca fomentar o mercado gaúcho de arte urbana, impulsionando artistas e cidades por meio de um movimento colaborativo que promove a profissionalização do setor, a troca de conhecimentos e a conexão entre agentes culturais, instituições e comunidades locais.

As cidades que receberão o projeto são: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, Capão da Canoa e Novo Hamburgo.

COMO POTENCIALIZAR A ARTE URBANA NO RS

O encontro tem como foco três pilares fundamentais para o trabalho profissional com muralismo: gestão do tempo, organização do layout e cuidados com a segurança em altura.

Compartilhando experiências práticas do festival, ensinando a mapear locais, obter liberações, apresentar projetos e captar recursos, estimulando artistas a transformar cidades em galerias de arte a céu aberto.

Formação de Acervo de Arte Urbana, Curadoria e Catalogação de Arte Contemporânea – o artista compartilha sua experiência com gestão de acervos, políticas curatoriais e preservação de obras, propondo uma leitura prática sobre como construir e cuidar de um acervo de arte urbana acessível e vivo.

Apresenta como intervenções artísticas em espaços públicos podem fortalecer a vitalidade urbana, o pertencimento comunitário e a requalificação de territórios. A oficina discute a arte como ferramenta de transformação social e construção coletiva do lugar, integrando práticas culturais, cidadania e urbanismo. Serão explorados conceitos de placemaking, com exemplos práticos que mostram como a arte urbana pode promover identidade local, inclusão e uma cidade mais viva e participativa.

A atividade apresenta os fundamentos para criação e gestão de projetos culturais em editais, fundos e leis de incentivo. Serão abordadas estratégias para transformar ideias em formatos técnicos exigidos pelas plataformas, identificar mecanismos de financiamento e construir parcerias. A aula inclui explanações, simulações práticas e debates sobre novas formas de fruição cultural.

Calendário

Caxias do Sul

7/NOV – SEXTA – 10H ÀS 17H

Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Luiz Antunes, 312 – Caxias do Sul – RS

SANTA CRUZ DO SUL

8/NOV – SÁBADO – 10H ÀS 17H

Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul

Tiradentes, 15 – Santa Cruz do Sul – RS

URUGUAIANA

14/NOV – SEXTA – 10H ÀS 17H

Biblioteca Municipal

R. Santana – Uruguaiana – RS

SANTA MARIA

15/NOV – SÁBADO – 10H ÀS 17H 

Edutech

R. Manuel Ribas, 2038 – Santa Maria – RS

PASSO FUNDO

21/NOV – SEXTA – 10H ÀS 17H

Galeria Estação da Arte 

Praça Marechal Floriano, s/nº – Passo Fundo – RS

IJUÍ

22/NOV – SÁBADO – 10H ÀS 17H

Estação de Cultura e Lazer Sady Strapazzon 

R. do Comércio, 926 – Ijuí – RS

PELOTAS

5/DEZ – SEXTA – 10H ÀS 17H

Otroporto

Benjamin Constant, 701a – Pelotas – RS

CAPÃO DA CANOA

12/DEZ – SEXTA – 10H ÀS 17H

Auditório da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa 

Av. Paraguassu, 1881 – Capão da Canoa, RS

NOVO HAMBURGO

13/DEZ – SÁBADO – 10H ÀS 17H

Secretaria Municipal da Cultura Novo Hamburgo

Av. Dr. Maurício Cardoso, 132 – Novo Hamburgo – RS